Angola: Estado da criança seropositiva preocupa organizações juvenis no Cazenga


Cazenga – O responsável do Fórum de Apoio à Prevenção da Sida no município do Cazenga, em Luanda, Nelson Pedro, disse hoje que o estado da criança seropositiva está a preocupar as organizações que trabalham em prol das pessoas com VIH/Sida.
De acordo com o responsável, o estado da criança que vive com o VIH/Sida no Cazenga constitui um problema, pois o atendimento ainda não é o mais desejado e no seio das famílias não se responsabilizam nem se preocupam com os cuidados que merecem.
Adiantou ainda que muitas famílias julgam que o VIH/Sida é uma infecção que pode contaminar outras crianças através do convívio social, assim como em algumas escolas não aceitarem a convivência com os colegas, por serem portadores da doença.
Disse existir uma fraca consciencialização das comunidades, principalmente por parte das famílias e professores, que não conseguem ter abordagens correctas e convencer os educandos que o VIH/Sida não é contaminável por contacto físico.
Nelson Pedro afirmou que durante o primeiro trimestre do ano em curso a associação atendeu 80 famílias e 50 crianças vivendo com o VIH/Sida.
Afirmou que o mês dedicado à criança deve servir para reflectir sobre a situação das crianças seropositivas, pois muitas famílias não se interessam em dar o melhor de si, nem leva-las às consultas.
Assegurou que o VIH/Sida é um facto e afecta crianças, jovens e idosos, razão pelo qual não devem ser descriminadas.
Angop – 03.06.2011

Deixe um comentário

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 34 outros subscritores