Abbott confirma compromisso na luta contra a sida


A Abbott anunciou esta sexta-feira, em comunicado que planeia desenvolver duas novas formulações dos seus medicamentos para o VIH, Kaletra® (lopinavir/ritonavir) e Norvir®® (ritonavir), para oferecer novas opções de formulação para as pessoas que vivem com VIH-1. A empresa está actualmente a investigar uma nova formulação em pó de Norvir®, assim como uma co-formulação de três medicamentos para o VIH – lopinavir, ritonavir e 3TC (lamivudine).

 

“A formulação em pó Norvir® está projectada para facilitar o seu armazenamento. A combinação de dose fixa investigacional de lopinavir, ritonavir e 3TC combina três medicamentos e poderá reduzir o número diário de comprimidos que os doentes tomam. Além disso, constituirá uma opção de tratamento mais benéfica para os doentes. Se a combinação de dose fixa for desenvolvida e aprovada terá indicação para ser tomada em combinação com um medicamento adicional anti-VIH”, avança o laboratório, no referido comunicado.

 

A Abbott está a desenvolver novas formulações com a ambição de contribuir para a estratégia de Tratamento 2.0 da Organização Mundial de Saúde. Esta estratégia inclui o fornecimento de opções de tratamento que permitam tirar o máximo partido dos recursos disponíveis nos países em desenvolvimento que carregam o fardo pesado do VIH.

 

“O programa de investigação da área de negócio de VIH do Abbott comprova o nosso compromisso contínuo para desenvolver e fornecer medicamentos eficazes e de qualidade para os doentes de VIH em todo o mundo”, afirma Scott C. Brun, vice-presidente de investigação e desenvolvimento farmacêutico global da Abbott. “Os avanços em formulações de tratamento para o VIH tornam-se críticos à medida que médicos e doentes alteram os seus objectivos de sobreviver ao VIH a viver com VIH”, acrescentou.

 

O compromisso da Abbott para o VIH

 

A Abbott tem sido líder na investigação em VIH/SIDA desde os primeiros anos da epidemia. A empresa desenvolveu o primeiro teste de diagnóstico do VIH há mais de 25 anos. O Norvir®, um dos primeiros inibidores da protease, foi lançado em 1995 tanto em cápsula como solução oral, e continua a ser um componente essencial da maioria dos regimes de tratamento baseados em inibidores da protease. Após 10 anos da sua introdução, lopinavir/ritonavir continua a ser utilizada como parte dos esquemas de segunda linha mais utilizados no tratamento em zonas com recursos limitados, de acordo com o Mecanismo de comunicação de Preços da Organização Mundial de Saúde.

 

Em 1985, a empresa desenvolveu o primeiro teste licenciado para detectar anticorpos VIH no sangue e continua a liderar os diagnósticos em VIH. Os testes de hepatite e retrovirais do Abbott são utilizados em mais de metade da oferta mundial de sangue doado. A companhia desenvolveu dois inibidores da protease para o tratamento de VIH e uma série de produtos nutricionais, dispositivos e diagnósticos para ajudar as pessoas que vivem com VIH.

 

A Abbott e a Fundação Abbott, para expandirem as suas contribuições científicas, investiram mais de 200 milhões de dólares em países em desenvolvimento para melhorar a vida das pessoas afectadas pelo VIH/SIDA através de programas destinados a áreas críticas de necessidade, incluindo o reforço dos sistemas de saúde, apoio a crianças afectadas pelo VIH/SIDA e desenvolvimento de testes e tratamentos do VIH.

RCM Pharma – 22.07.2011 

Deixe um comentário

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 34 outros subscritores