Vacina nasal será testada contra o HIV


Uma nova vacina ministrada pelo nariz pode ajudar no tratamento de pacientes soropositivos. A Vacc-4x começará a ser testada na Noruega e, caso se mostre eficaz, poderá ter um impacto mundial no tratamento. Isso porque o procedimento é simples e tem baixo custo – fatores relevantes para a administração em larga escala e em países pobres com sistemas de saúde subdesenvolvidos. As informações são do site Veja.com.

Criada pela empresa de biotecnologia Bionor Pharma, a vacina foi desenvolvida para ser ministrada por uma injeção na pele. Agora, uma versão modificada e injetada por gotas pelo nariz é uma das promessas da empresa para a substituição das drogas orais, o que aumentaria a adesão dos pacientes ao tratamento.

A pesquisa será conduzida no Hospital Universitário de Oslo em 24 voluntários: 18 irão receber a vacina em várias doses e seis receberão apenas o adjuvante (agente imunológico adicionado às vacinas para estimular o sistema imunológico a desencadear uma leve reação inflamatória). O primeiro objetivo é descobrir se quando administrada nasalmente a vacina tem algum efeito no sistema imunológico, e caso sim, qual a melhor dosagem.

Já o objetivo global da pesquisa é desenvolver uma vacina que fortaleça a resposta imunológica do corpo ao vírus do HIV, reduzindo a carga viral (quantidade vírus ativo no sangue de uma pessoa). “Se esses estudos obtiverem sucesso, esperamos que a vacina esteja disponível em poucos anos”, diz Birger Sørensen, um dos responsáveis pelo projeto.

Veja.com/Agência Aids – 21.12,2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: