Francisco George: “O programa prioritário de combate ao VIH/Sida vai continuar”


O Director-geral de Saúde, Francisco George (na foto), garantiu hoje que o programa prioritário de combate ao VIH/Sida vai continuar, apesar das conhecidas restrições financeiras que o plano de austeridade do Governo está a colocar a vários sectores da sociedade portuguesa.

“Há problemas de saúde pública que serão sempre resolvidos e que não terão limitações orçamentais. Será dada prioridade ao controlo e prevenção do VIH/Sida”, revelou o responsável durante a apresentação do movimento É Melhor Saber, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

O Director-geral da Saúde avançou ainda que “há condições para melhorar o trabalho”, até porque, em Portugal, “este trabalho” de informar a população “está atrasado”.

“Quem estiver bem informado não arrisca, por isso é tão importante contar com as sociedades científicas, as ONGs e outros parceiros”, continuou Francisco George.

Consulte o site do É Melhor Saber. E o Facebook.

O responsável apelou também a uma maior abertura à coordenação entre os vários stakeholders relacionados com o VIH/Sida e disse que está sempre disponível para receber críticas e conselhos de todos. “Por mensagem, email, uma conversa a dois. Estou sempre disponível, sobretudo para receber as críticas. Só assim podemos melhorar”.

Finalmente, Francisco George recordou também os seus primeiros tempos enquanto médico, há 30 anos. “A primeira vez que encontrei a infecção do VIH/Sida estava na África Ocidental, em 1980. Nunca tínhamos visto um vírus igual e estivemos três anos sem saber como se transmitia a doença”, revelou.

Segundo o médico, a primeira grande vitória na luta contra a Sida deu-se quando “foi percebido que a infecção era evitável”. “Considero que esta é a grande conquista, estamos confrontados com um problema que é evitável”.

GreenSavers – 15.12.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: