«Tal Como Tu»: Plataforma inédita online une médicos e doentes na partilha das suas experiências com o VIH


Foi lançada a primeira plataforma online nacional, intitulada Tal Como Tu, onde médicos e doentes partilham, em vídeo, as suas experiências com o VIH. Numa primeira fase são cinco as mulheres – três médicas especialistas em VIH/sida e duas pessoas com VIH –, que dão conselhos e falam das suas vivências relacionadas com o vírus.A campanha arranca com o enfoque nas mulheres, porque o VIH se tornou, mundialmente, a primeira causa de doença e de morte entre as mulheres em idade fértil, sendo que, em Portugal, existem mais de 10 000 casos de mulheres com a infecção, cerca de 30% do total de casos.

Tal como Tu considera a existência de algumas particularidades relativamente à infecção no homem, como o factor gravidez e menopausa, e a ausência de informação disponível.

Melhorar a qualidade de vida

Histórias e informação em vídeo, partilhadas no site, youtube e facebook, que têm como objectivo servir de apoio e partilha de experiências ligadas ao VIH, de forma a melhorar a qualidade de vida e ajudar a superar obstáculos, e aproximar médicos e doentes fora do espaço saúde e de forma intemporal, sem imposições horárias ou barreiras geográficas.

Através das histórias e do conhecimento dos profissionais de Saúde e das pessoas que deram o testemunho, espera-se que esta plataforma consiga responder às questões colocadas e vividas pelas mulheres com VIH/sida.

Tal como tu pretende evoluir ao longo do tempo, com o aumento do número de testemunhos, tanto de profissionais como de doentes, sendo ainda composto por uma área informativa que fornece dados sobre a doença.

Estudo revela desconhecimento das mulheres portuguesas 
Adicionalmente, o site disponibiliza um estudo quantitativo da percepção das mulheres portuguesas sobre o VIH/sida, realizado no final do mês de Novembro de 2011, que revela o desconhecimento das mulheres portuguesas quanto às formas de transmissão da infecção por VIH, e uma secção de notícias, alvo de actualização permanente.

Promover a proximidade do profissional de saúde com a doente
O site, produzido pela Hill+Knowlton Strategies, em parceria com as associações de doentes Ser+ e Seres, com o apoio da Bristol-Myers Squibb, promove a proximidade do profissional de saúde com a doente, posicionando-se como uma plataforma de apoio e de orientação médica, onde as mulheres com VIH/sida podem visualizar vídeos que tentam responder às suas dúvidas e esclarecer o público no geral.

Pode visitar o site em http://talcomotu.org/home/

TESTEMUNHOS:

Temos hoje a oportunidade de dar às pessoas um tratamento que as pode manter vivas ao longo de toda a sua vida. Mas para isso, é preciso ter tudo isto que está à volta e que é o suporte, o apoio dos pares”, Dra. Teresa Branco, especialista de Medicina Interna do Serviço de Infecciologia do Hospital Fernando Fonseca,
Mais informação AQUI.

Se eu puder contribuir, por pouco que seja, para que as pessoas e o público em geral fique melhor informado, e se sinta mais confortável em relação à infecção por VIH, é uma obrigação”, Dra. Isabel Aldir, Directora Médica e Infecciologista do Hospital Egas Moniz,
Mais informação AQUI

Eu decidi dar o meu testemunho, porque é uma forma de solidariedade. Para falar das coisas, partilhar as coisas, desmistificar. Aqui o medo do VIH, acho que tem muito a ver com o desconhecido”, Dra. Maria João Aleixo, Infecciologista do Hospital Garcia de Orta,
Mais informação AQUI

 JASFARMA – 16.12.2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: