Brasil: Gestores e ativistas preparam plano emergencial para combater aids e tuberculose no Rio de Janeiro


Representantes do governo estadual, gestores e ativistas criaram um plano emergencial de combate à tuberculose e aids no Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa ocorreu a partir de uma reunião convocada pelo secretário de Saúde do Rio, Sérgio Cortes, da qual participaram representantes do Fórum de ONGs de Tuberculose do Rio de Janeiro, Carlos Basília; do Fórum de ONG/Aids do Estado, Roberto Pereira; da Rede de Comunidades Saudáveis, Kátia Edmundo; da subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto; da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe; e da Atenção Básica, Mônica Almeida.

Até o final de 2011, será elaborado um plano emergencial de ações a metas que deverão ser alcançadas nos próximos três anos pelo governo do Estado. Uma dessas ações, já agendada para março de 2012, é a realização de um Seminário Estadual de Pactuação de um Plano Diretor de Combate à Tuberculose e Aids. O evento reunirá prefeitos, gestores da saúde, técnicos e representações da sociedade civil organizada da capital e de outros 40 municípios com o objetivo de traçar metas, definir recursos extras e responsabilidades para o combate das doenças.

Outras necessidades, como a criação de três Centros de Referência Estadual para Atendimento em HIV/Aids e Tuberculose em São Gonçalo, Belford Roxo e Rio de Janeiro; a reforma, ampliação e qualificação do Hospital Estadual Santa Maria e do Instituto Estadual de Doenças Ary Parreiras; a criação de uma campanha estadual para mobilização social e prevenção da tuberculose e do HIV; a criação de mecanismos para a desburocratização do acesso aos recursos do Plano de Ação e Metas da Aids; e a criação imediata de leitos para aids e tuberculose também foram pauta da reunião.

O Rio de Janeiro é o Estado com o maior coeficiente de incidência de tuberculose. Dados de 2010 aontam que há mais mais de 70 casos para cada cem mil habitantes, com a ocorrência de 815 óbitos.

Agência Aids – 13.12.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: