Medicamentos: preço obrigatório nas embalagens a partir desta segunda-feira


A partir de segunda-feira, os medicamentos à venda nas farmácias têm que trazer a indicação do preço nas embalagens, segundo uma lei publicada em Junho, mas com efeitos a partir de dia 12 deste mês, por determinação do Infarmed, avança a agência Lusa.
No dia 16 de Junho foi publicada em Diário da República a Lei n.º 25/2011 que estabelece a obrigatoriedade da indicação do preço de venda ao público (PVP) na rotulagem dos medicamentos.
Os prazos definidos para escoar os fármacos sem indicação de preço eram de 30 dias para os distribuidores por grosso e 60 dias para as farmácias, a partir da data de entrada em vigor do diploma (17 de Junho).
Contudo, a lei não estabelecia um prazo de adaptação para a indústria – titulares de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) e fabricantes – a esta nova exigência.
Nesse sentido, o Infarmed emitiu dias depois uma circular informativa, explicando que as modificações a serem introduzidas no processo produtivo não eram “compatíveis com a sua imediata implementação”, existindo risco de falhas no abastecimento de medicamentos ao mercado.
Por isso, estabeleceu que a indústria não poderia colocar no mercado nenhuma embalagem sem Preço de Venda ao Público (PVP) marcado a partir de dia 01 de Agosto, inclusive, e que os distribuidores teriam 30 dias úteis a partir dessa data para escoar os medicamentos sem preço.
Quanto às farmácias, dispunham para o mesmo efeito de 60 dias úteis a contar do termo do prazo dos distribuidores.
A indicação do preço de venda ao público na rotulagem dos medicamentos pode ser feita através de impressão, etiqueta ou carimbo, não sendo por isso necessária autorização do Infarmed para a aposição das etiquetas ou carimbos com a menção do PVP na rotulagem.

LUSA – 12.12.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: