Combate à SIDA: português explica descoberta


Bruno Correia publicou o seu trabalho na prestigiada revista Science.

Um jovem cientista português ajudou a criar uma proteína que pode combater o vírus da SIDA. O trabalho valeu a Bruno Correia uma publicação na conceituada revista «Science».

A proteína criada em laboratório tem potencial para criar anti-corpos para neutralizar o HIV. Esta descoberta pode não só abrir caminho a uma vacina contra a SIDA, mas também ajudar no tratamento de outras doenças.

No entanto, o cientista português avisa que este é só um primeiro passo, como explicou em entrevista à TVI24 via Skpe a partir de Seattle, nos Estados Unidos: «Isto pode ser um caminho, mas também temos de ser realistas e dizer que este é um primeiro passo em ciência muito fundamental de uma via muito alternativa para o desenvolvimento de uma vacina».

O investigador da Universidade de Washington e do Scripps Research Institute acrescentou que o facto de se tratar de uma nova abordagem ciêntifica poderão surgir respostas inovadoras: «Há uma falta de ideias novas. As pessoas têm uma, ou duas ou três estratégias e andam sempre à volta disso. A importância da nossa estratégia é que foi diferente do que as pessoas tentaram até agora, por isso é que criou um bocadinho mais de entusiasmo».

Depois da «caracterização estrutural» da molécula e de alguns testes em ratinhos, o próximo passo poderá surgir nos testes em macacos, o que servirá para obter resultados mais similares às reacções no ser humano.

Bruno está a fazer investigação para o seu doutoramento nos Estados Unidos. «Foi uma oportunidade extraordinária para uma pessoa normal. Visto que me foi dada uma oportunidade extraordinária, tive a oportunidade de a aproveitar», disse, esclarecendo que isto só foi possível devido a uma bolsa do Governo português: «Também é importante dizer-se isso para se saber como é que o dinheiro é gasto. Foi através do Instuto Gulbenkian de Ciência».

Sabendo que ainda tem muito trabalho pela frente, o ciêntista português aproveita para «agradecer o apoio toda a gente». Os resultados estão à vista.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/sida-hiv-bruno-correia-tvi24/1306864-4071.html

Filipe Caetano/TVI24 – 09.12.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: