Sida: Parlamento recomenda ao Governo “urgente aprovação” de plano nacional


O Parlamento aprovou esta sexta-feira por unanimidade um projecto de resolução da comissão de Saúde que recomenda ao Governo a adopção de medidas para o combate à infecção por VIH/Sida, como a “urgente aprovação” do plano nacional para 2012-2015, avança a agência Lusa.
O projecto de resolução, aprovado um dia depois do dia mundial de luta contra a Sida, recomenda o “reconhecimento da dimensão da epidemia VIH/SIDA em Portugal e a urgência de garantir um mandato institucional que permita uma abordagem transversal, coordenada e multissectorial, com uma efectiva integração da sociedade civil”.
A aprovação do projecto de resolução foi saudada das galerias por representantes de organizações não-governamentais dedicadas ao combate ao VIH/Sida que assistiram ao debate parlamentar.
O documento recomenda, entre outras medidas, a “urgente aprovação, divulgação e implementação do plano nacional para o período 2012-2015 que estabeleça prioritariamente uma estratégia nacional e plano de acção para a prevenção e para o diagnóstico precoce”.
Esse plano deve garantir “a implementação de medidas efectivas de saúde pública que promovam a prevenção primária da infecção (através de um programa abrangente que envolva a educação para a saúde, particularmente nas escolas, e a distribuição gratuita de preservativos nos serviços de saúde e junto dos grupos populacionais mais vulneráveis)”.
O plano deve ainda facilitar e estender, “de forma fundamentada, os serviços de detecção, diagnóstico e cuidados de saúde precoces do VIH, infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e hepatites víricas no Serviço Nacional de Saúde e restantes componentes do sistema de saúde”.

Agência Lusa – 02.12.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: