MTV Portugal e Associação Bué Fixe em acção contra a Sida no Bairro Quinta de Laje


A MTV Portugal e a Associação Bué Fixe assinalaram em conjunto, no dia 01 de Dezembro, o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, levando o projecto “Media Jovem: Nossa resposta ao VIH/SIDA” até ao Bairro Quinta de Laje, no Concelho de Amadora.

O principal objectivo era a promoção do acesso à informação no que respeita à prevenção desta doenças que tantos tabus e mal-entendidos tem associados.

Para contribuir para esta causa, a MTV convidou uma série de artistas “MTV Linked” na música e no desporto, e a Bué Fixe (associação “MTV Linked pela Solideridade” que recebeu o prémio internacional da “Fundação MTV Staying Alive” pelo seu trabalho de sensibilização) contou com a parceria do grupo de dança Chill Out Crew (composto por jovens moradores no bairro) e da Cidadãos do Mundo (uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento).

O VJ Diogo Dias, os Amor Electro, o músico Filipe Gonçalves e o jogador de futebol de praia Madjer, acompanhados pela equipa da MTV, a Bué Fixe e a Chill Out Crew, pouco depois das 15:00, partiram numa visita pelo bairro, durante a qual abordaram jovens (e alguns adultos) para os sensibilizar sobre o VIH/Sida e a importância de fazer o teste do vírus.
“Façam o teste, é grátis, é confidencial e é a única maneira de saber se estão infectados”, iam explicando aos moradores do bairro que, na sua maioria envergonhadamente, se iam aproximando do grupo.

Em conversa com o Hardmusica, Marisa Pinto, a vocalista dos Amor Electro, disse que a sua banda se associou a esta iniciativa por esta ser “uma causa que vale a pena.” “Nunca se deve partir do princípio de que todos estão informados e não nos podemos esquecer de que estão sempre a aparecer novos jovens que têm de ter conhecimento sobre este assunto”, disse. Marisa reforçou também a ideia que “independentemente da posição social ou do dinheiro que se tenha, toda a gente tem de fazer o exame do vírus da Sida”, e deixou um lembrete: “mesmo que não seja por ti, se vais continuar a ter comportamentos de risco, então que seja pelos outros.”

Filipe Gonçalves alertou para a despreocupação que existe – nas zonas mais carenciadas, mas não só – em relação a doenças como esta.
Como músico, acredita que o seu trabalho tem uma “componente didáctica”, através das letras que canta, “que não deve ser esquecida”. “Hoje faz-se música simplesmente para se ganhar dinheiro, quando é preciso chegar à consciência das pessoas com músicas mais densas”, criticou.

Que iniciativas como esta se deveriam repetir mais vezes é a ideia defendida por Madjer. “O problema não é tanto a desinformação, mas a indiferença face a problemas como este”, apontou o jogador. “Todos pensam que o mal só acontece aos outros. Precisamos de perceber que não é assim”, alertou Madjer.

Diogo Dias, uma das caras da MTV Portugal, disse-nos o mesmo: “infelizmente muitos ainda não perceberam que a Sida toca a todos.” Para o VJ, é de louvar a presença dos artistas “Linked” nesta iniciativa, uma vez que, “ao serem reconhecidos pelos jovens deste bairro, ajudam grandemente no processo de consciencialização.”

Também o responsável pela Associação Bué Fixe, Dynka Amorim, acredita que foi muito importante estarem caras conhecidas a contribuir para incentivar os jovens do bairro a ter um comportamento mais seguro, e que a própria MTV, por ser um canal tão visto no nosso país, ajudou muito a Bué Fixe, a Cidadãos do Mundo e o Chill Out Crew a passar uma mensagem tão mensagem: “a Sida afecta toda a gente; tomem precauções.”

No seguimento desta actividade pelo bairro, houve um pequeno teatro produzido pelo grupo de dança em conjunto com alguns jovens do Bairro Quinta de Laje, sobre a temática do dia, e, depois, uma sessão de esclarecimento onde foram abordadas as formas de transmissão, não transmissão e prevenção do VIH/Sida.

Hardmusica – 02.12.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: