EUA: Obama anuncia mais 50 milhões de dólares para luta contra a SIDA


O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou esta quinta-feira um novo esforço financeiro na luta contra a SIDA nos EUA e no mundo, referindo que o combate “está ainda longe de estar terminado”, avança a agência Lusa.

 

Obama, que falava numa universidade em Washington por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a SIDA, fixou “um novo objectivo para ajudar seis milhões de pessoas a serem tratadas até ao fim de 2013” em todo o mundo, “mais dois milhões” que o inicialmente previsto.

 

Obama afirmou que “poucas pessoas poderiam imaginar que esta quinta-feira se fala da possibilidade real de uma geração sem SIDA”.

 

“Estamos em vias de ganhar este combate, mas ele ainda não acabou. Isso está longe de acontecer”, advertiu o presidente.

 

Nos EUA, Obama anunciou que serão desbloqueados 50 milhões de dólares suplementares de fundos públicos para lutar contra a pandemia.

 

Este esforço será feito com recursos existentes não necessitando de acordo do Congresso, segundo um responsável da Casa Branca.

 

Cerca de 1,2 milhões de norte-americanos vivem com HIV, segundo as autoridades sanitárias do país. Entre 2006 e 2009, foram constatadas 50 mil novas infecções por ano no país e nesse período morreram anualmente 16 mil norte-americanos.

 

Durante o seu discurso, Obama pediu à China para contribuir para o Fundo Mundial de Luta contra a SIDA, considerando que Pequim tem meios para o fazer.

 

“A China e outras grandes economias estão actualmente em posição de fazer uma transição de forma a ajudar mais gente”, defendeu o presidente.

 

O apelo ocorreu numa altura em que o diretor-executivo do Fundo, Michael Kazatchkine, referiu que a crise económica mundial se tem feito sentir nas contribuições para este organismo.

Agência Lusa – 02.12.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: