Taxas moderadoras na saúde vão passar para o dobro dos valores actuais


Afinal, as taxas moderadoras “vão duplicar no seu valor global”, não atingindo os montantes substancialmente superiores que chegaram a ser equacionados quando o novo regime foi aprovado. Esta foi, pelo menos, a garantia deixada terça-feira pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, no Porto, no final da cerimónia de tomada de posse do Conselho de Administração do Hospital de S. João, avança o jornal Público.

 

Na prática, isto poderá significar, por exemplo, que a taxa cobrada no serviço de urgência de um hospital central (9,6 euros actualmente) passará para cerca de 20 euros.

 

Bastante longe, portanto, dos quase 50 euros que, em teoria, poderiam passar a ser cobrados — a legislação estipula que estas taxas não podem “exceder um terço dos valores constantes da tabela de preços do SNS”. E um atendimento numa urgência de um hospital central custa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) 147 euros.

 

Terça-feira, o ministro esclareceu que as taxas moderadoras têm representado cerca de 1% da despesa total em saúde, um valor na ordem dos 100 milhões de euros por ano, e que o objectivo será o de arrecadar mais cerca de 100 milhões, escreve o Público.

 

Sem querer especificar os valores em concreto das diferentes taxas moderadoras — a cobrança de taxas aplica-se não só nas urgências, mas também nas consultas, exames e meios complementares de diagnóstico —, Paulo Macedo adiantou apenas que estes vão ser publicados em portaria “nas próximas semanas”.

 

Depois de o novo regime de isenção e cobrança das taxas moderadoras ter sido aprovado em Conselho de Ministros, em Outubro, e se ter especulado que os valores poderiam quintuplicar, vários especialistas consideraram que aplicar uma taxa de 50 euros numa urgência hospitalar seria ir longe de mais.

Público – 30.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: