Nigéria: Governo decide acabar com trasmissão mãe-filho do HIV


Lagos – A Nigéria vai introduzir um teste de depistagem obrigatória para as mulheres grávidas com vista a eliminar a transmissão do vírus da sida (HIV) da mãe para a criança, segundo o chefe da Agência Nacional de Luta contra o HIV/Sida (NACA), John Idoko.

 

Pelo menos 70 mil crianças nascem todos os anos na Nigéria infectados pelo HIV, indicou Idoko durante uma conferência de imprensa, por ocasião da celebração, segunda-feira, do Dia Mundial contra a Sida.

 

«Faremos o nosso melhor para tornar o teste de despistagem do HIV/Sida disponível para todas as mulheres gravidas na Nigéria, pois, é inaceitável que entre 60 mil e 70 mil crianças nasçam seropositivas todos os anos na Nigéria”, realçou.

 

O responsável da NACA indicou todavia que a taxa de prevalência do HIV na Nigéria baixou de 4,6 porcento em 2009 para 4,1 porcento no ano passado, segundo o último estudo sobre a matéria.

 

“Existem elementos de prova confirmados pelas Nações Unidas segundo os quais o HIV establiza-se em certos países, incluindo a Nigéria, onde constatamos uma queda da taxa de prevalência, sendo inquietante a taxa elevada prevalecente em certos Estados”, acrescentou.

 

Um número maior de mulheres (cerca de 1,72) que homens vivem com o HIV na Nigéria em consequência do estatuto social, político e económico pouco invejável da mulher em África em geral e na Nigéria em particular, observou Idoko.

 

 

O tema do Dia Mundial contra a Sida em 2011 é «Objectivo Zero: Zero novas infecções, zero discriminação e zero falecimento ligado à sida”.

ANGOP – 29.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: