Moçambique: Preocupada com futuro do TARV, sociedade civil organiza conferência de imprensa em Maputo


Representantes de organizações da sociedade civil que actuam no enfrentamento do HIV e Sida em Moçambique, como a MONASO, RENSIDA e MATRAM, irão conceder em Maputo nesta quarta-feira, 30 de novembro, véspera do Dia Mundial de Luta contra a Sida, uma conferência de imprensa em conjunto sobre a sustentabilidade do programa de Tratamento Antiretroviral (TARV) no País.

Preocupados com uma possível crise financeira do Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, instituição que apoia Moçambique e a maioria dos países africanos na compra de antiretrovirais, activistas que defendem os direitos das pessoas com HIV decidiram organizar esse encontro com jornalistas.

Segundo informações enviadas para a Agência de Notícias de Resposta ao SIDA, as organizações em alusão já submeteram uma carta ao Ministério da Saúde solicitando explicações sobre a crise de abastecimento de medicamentos antiretrovirais neste ano e sobre o que o Governo irá fazer caso a crise financeira do Fundo Global atinja o País, mas ainda não obtiveram uma resposta.

De acordo com um comunicado divulgado por estas organizações, o objetivo da conferência é tornar este problema um assunto público.

“Mais de 100 mil pessoas já estão em tratamento com antirretrovirais e poderão ficar sem o medicamento em 2012”, alerta o documento.

Agência SIDA – 30.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: