Por ano 1300 hondurenhos contraem HIV


Tegucigalpa, 25 nov (Prensa Latina) – Entre mil 200 e mil 300 hondurenhos contraem a cada ano o Vírus de Inmunodeficiência Humana (HIV), confirmou hoje o Fundo de População da Organização de Nações Unidas.

  Dados contribuídos pela Secretaria de Saúde ao ente internacional referem também que neste ano 29 mil 597 pessoas neste país também chegaram a um estado avançado da infecção e classificam como doentes de sida.

Há que ter muito cuidado. Uma coisa é o HIV e outra é quando as pessoas estão em uma fase progressiva da mortal pandemia e podem ser considerados como afetados pelo sida, alertou o representante do escritório da ONU, Kenneth Rodríguez.

A maioria de quem chegam ao sistema de saúde pública são avaliados como que têm uma infecção avançada e isso implica a um subregistro de casos de HIV, que poderia andar até em 40 por cento, afirmou.

Esse subregistro cresce porque muitas das instalações ou regiões sanitárias carecem da tecnologia adequada para tributar à rede e porque as de áreas rurais sobretudo não divulgam os casos à base de dados da Secretaria de Saúde, acrescentou Rodríguez.

A pasta de governo precisou que até agora a maior incidência do HIV e da sida está entre pessoas de ambos sexos de 15 a 44 anos de idade, refere A Tribuna.

Prensa Latina – 25.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: