Menopausa e VIH


No decorrer da 13ª Conferência Europeia sobre SIDA da ‘European AIDS Clinical Society’ (EACS), resultados do estudo DIDI, efetuado a 585 mulheres seropositivas e maiores de 18 anos de Itália, revelou que a infeção pelo VIH e a imunodepressão estão associadas com o aparecimento precoce da menopausa e as mulheres pós-menopáusicas podem estar em risco de comorbidades devido à deficiência de estrogénio.

A menopausa precoce definida como pelo menos 12 meses consecutivos de amenorreia de causas naturais, ou a mesma duração de amenorreia com ocorrência aos 40 anos ou mais jovem.

No estudo concluiu-se que a prevalência de menopausa aos 45 anos ou antes entre as mulheres seropositivas era equivalente à população em geral. Contudo as mulheres seropositivas apresentavam uma maior prevalência de menopausa aos 40 anos ou mais jovens.

Como demonstrado em outros estudos quanto mais avançada a doença pelo VIH, mais ‘acelerado’ é o processo de envelhecimento. Como as pessoas que vivem com VIH encontram-se em risco acrescido de baixa densidade óssea, o ‘scan DXA’ é particularmente importante na mulher pós-menopáusica. De considerar também a vigilância cardiovascular (devido ao risco acrescido a que as pessoas seropositivas estão sujeitas).

Medscape/SERES – 21.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: