Papel da família é importante na luta contra a Sida


As famílias devem ser as primeiras a lutar contra a estigmatização e sensibilizar as pessoas para os problemas relacionados com o HIV, assim como prevenir novas infecções. Esta é uma das conclusões de um encontro que decorreu recentemente no Qatar sobre a relação entre a família, os Objectivos do Milénio e a Sida. «Devemos atacar a epidemia da Sida com responsabilidade e coragem», defende Sima Bahous, secretária adjunta da Liga Árabe. «O HIV é um entrave para os progressos sociais, económicos e o desenvolvimento da região e lesa a saúde da família», acrescentou.

 

O encontro destacou a ideia de que as famílias podem ser muito protectoras pois oferecem meios educativos «fiáveis» para a prevenção do vírus. Podem influenciar as crianças de uma forma positiva, mantendo-as na escola. Além da questão familiar, os participantes pediram um maior compromisso político e uma maior participação da sociedade civil, nomeadamente dos Media.

 

De acordo com o director regional da UNICEF (agência das Nações Unidas para a Infância) para a região do Médio Oriente e África do Norte, Shahida Azfar, o número de mulheres, jovens e crianças infectadas é considerável. Em 2009, mais de 6.400 crianças entre os 0 e os 14 anos contraíram o vírus da Sida. O número de menores (no mesmo intervalo de idades) aumentou para 21 mil. O número de jovens infectados entre os 15 e os 24 anos situava-se nos 94 mil. 

Cristina Santos/Fátima Missionária – 19.11.2011

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 28 outros seguidores

%d bloggers like this: