Papa diz que Sida é um problema ético em África


O Papa Bento XVI apelou neste domingo à reconciliação e à boa governação em África, na assinatura do «Roteiro» da Igreja Católica do continente africano, onde considera que a Sida é um problema «ético».

Intitulado «Africae Munus», o documento de 135 páginas é um resumo das conclusões do sínodo sobre África que decorreu no Vaticano em 2009.

Bento XVI aborda a temática da Sida, que no continente africano atinge 70 por cento dos 34 milhões de seropositivos no mundo: «O problema da Sida exige uma resposta médica e farmacêutica. Esta tem sido insuficiente uma vez que o problema é mais profundo. É, antes de tudo, ético.»

A posição do Vaticano sobre o papel do preservativo na prevenção da contaminação é, no mínimo, controversa. Na sua visita aos Camarões e a Angola em 2009, Bento XVI chocou a comunidade internacional ao considerar que o uso preservativo agrava o problema da Sida.

Antes de assinar o documento, o Papa voltou aos temas do sínodo de 2009, a reconciliação, a justiça e a paz, temas que considera terem uma actualidade «muito particular».

O pontífice chegou na sexta-feira ao Benim para uma visita de três e foi na catedral de Ouidah que assinou o Roteiro. Ali, pediu aos católicos que se centrem na reconciliação, na defesa da família e na boa governação.

A Bola – 21.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: