Pessoas com sangue AB têm maior probabilidade de ter derrames


Um estudo apresentado na conferência American Heart Association revela que as pessoas com grupo sanguíneo AB têm maior probabilidade de sofrer derrames do que os portadores do tipo O.

De acordo com a equipa de cientistas, o objectivo deste estudo não pretende assustar a população mas sim alertar para o facto de ser necessário controlar a pressão sanguínea regularmente.

Para chegar aos resultados, foram estudados 90 mil indivíduos, os quais envolveram a ocorrência de mais de 2900 derrames. A investigação averiguou que os indivíduos com tipo de sangue AB tinham 26 por cento de maior probabilidade de ter derrames que os de tipo O.

No mesmo estudo, a equipa averiguou que as mulheres com tipo sanguíneo B possuem 15 por cento de maior hipótese de ter derrames que as do tipo O.

A pesquisa está relacionada com uma outra, que revela que os tipos AB, A e B têm maior risco de contrair coágulos, resultando em derrames. Esta outra investigação avançou ainda que o grupo sanguíneo O aumenta as probabilidades do indivíduo sangrar, levando a menos coágulos e, consequentemente, menos derrames.

Cada tipo sanguíneo é composto por diferentes proteínas, algumas das quais acumulam com maior facilidade o revestimento de vasos sanguíneos, o que leva à aparição de coágulos e derrames.

Apesar do estudo, os cientistas salientam que existem outros os factores, como o álcool e o tabaco, que podem contribuir para a ocorrência desta doença.

Correio da Manhã – 17.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: