Cartão vermelho para a Sida na Ucrânia


A Ucrânia é hoje o país mais afectado da Europa, com cerca de 350 mil pessoas infectadas com o vírus da Sida. Campanha governamental quer acabar com a discriminação.

A 27 de Outubro, o governo ucraniano lançou a campanha «Vamos dar um cartão vermelho à Sida». A iniciativa vai servir-se do futebol, desporto rei, para combater a discriminação e a estigmatização das pessoas que vivem com o vírus da Sida. «Para atingir os jovens usamos a linguagem futebolística, pois o futebol une-nos seja quais forem as nossas diferenças, sociais, sexuais, étnicas, ou religiosas», explica Ravil Safiullin, responsável estatal pelos jovens e pelo desporto.

Esta acção, que conta com o apoio de organismos internacionais, destaca questões como as relações sexuais protegidas, a desigualdade entre os sexos, a exploração sexual e a violência doméstica. Celebridades vão dar a cara para as mensagens que serão apresentadas no âmbito desta campanha e que deverão ser colocadas nas estações de metro, ente outros locais.

 

A Sida continua a expandir-se na Ucrânia, que é hoje o país mais afectado da Europa. Estima-se que haja 350 mil pessoas infectadas com o vírus. Apenas um terço tem conhecimento da sua doença e tem acesso aos serviços de saúde necessários. Apenas 26 mil pessoas que vivem com o HIV estão a receber tratamentos. Mais de metade dos ucranianos, vítimas desta doença, sofrem discriminações. 

Cristina Santos/Fátima Missionária – 14.11.2011

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 28 outros seguidores

%d bloggers like this: