Brasil: Participantes do ENONG debatem co-infecção do HIV e das hepatites virais


Muitos dos portadores do HIV também estão infectados com os vírus B e C da hepatite. O problema ganhou mais notoriedade com a integração do programa de hepatites virais ao programa de aids, tornando-se hoje o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

As estratégias de ações conjuntas para o enfrentamento dessas epidemias ganharam destaque no XVI Encontro Nacional de Organizações Não Governamentais que atuam no combate da aids (ENONG) em Belém.

A ativista Regina Lanceloti, do Grupo de Apoio a Portadores de Hepatite C, o HCVIDA de São Paulo, destacou a necessidade de uma integração maior entre os movimentos sociais, principalmente na região Norte, onde os índices de hepatites são os mais altos do país.
Regina defendeu o acesso aos novos medicamentos e aos kits de testagem rápida das hepatites. Segundo ela, as ONGs que atuam contra as hepatites precisam influenciar mais na formulação das políticas publicas.

A enfermeira Jane Hercília Neres Durans, diretora da Unidade de Referencia Especializada em Doenças Infecto Parasitárias do Pará, fez esclarecimentos sobre aspectos de contagio e prevenção das hepatites.

As palestrantes ressaltaram também a necessidade urgente de integrar as populações indígenas nas campanhas de prevenção e tratamento das hepatites virais.

Liandro Lindner,  de Belém/Agência Aids – 12.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: