Inibidor químico é eficaz contra infecção pelo vírus da sida


Cientistas da University of California, nos EUA, desenvolveram um inibidor químico eficaz no combate a infecção pelo vírus VIH/sida, avança o portal ISaúde.

 

“Precisamos de um arsenal bastante amplo de fármacos contra o VIH porque o vírus é sempre mutante. As drogas tornam-se menos eficazes com o passar do tempo”, disse a investigadora responsável pelo projecto, Patricia Liwang.

 

O inibidor, uma nova combinação de dois medicamentos já existentes, tem uma força que pode ser até centenas de vezes melhor do que a dos fármacos existentes, dependendo da estirpe do VIH. O inibidor funciona impedindo o VIH de entrar nas células de uma pessoa em duas etapas diferentes da entrada viral. A chamada “inibição de entrada” está na vanguarda das novas estratégias para parar o vírus. Outros inibidores existentes têm estratégias diferentes, como impedir que o VIH de realizar actividades como replicar ou integrar o genoma humano.

 

Há centenas de diferentes estirpes de VIH e o vírus sofre mutações quando fica dentro do corpo de uma pessoa.

 

“No entanto, como este fármaco é uma combinação de dois inibidores, seria quase impossível para um vírus realizar uma mutação para que não fosse atingido por qualquer um destes medicamentos”, explicou LiWang.

 

O inibidor é uma proteína especial produzida a partir de uma bactéria inofensiva, que permite que grandes quantidades sejam feitas. O inibidor poderia ser adicionado a um creme vaginal que a mulher poderia aplicar para proteger-se contra os vírus. Apesar de os preservativos protegerem contra o VIH, muitos homens na África subsaariana e outras áreas não as utilizam, e as mulheres muitas vezes não têm uma escolha na decisão.

 

Embora a descoberta seja promissora, são necessários mais testes e desenvolvimento antes que o inibidor possa ser comercializado. O próximo passo é ver se ele causa inflamação ou quaisquer efeitos secundários.

Isaúde/RCMPharma – 08.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: