Angola: Mulheres registam maior número de infecções por Vih


 Luanda – A directora do Instituto Nacional de Luta contra a Sida, Dulcelina Serrano, revelou hoje em, Luanda, registar-se em  mulheres um maior número com infecções por Vih relativamente aos homens, principalmente em zonas rurais.

Segundo Dulcelina Serrano, que falava durante uma apresentação no 1º Congresso de ciências de saúde, realizado pela Clínica Multiperfil, a falta de escolaridade e  conhecimentos por parte das mulheres de  diversas comunidades contribui  para a propagação da doença no país.

De acordo com a responsável, durante um estudo feito pelo Instituto Nacional de Luta contra a Sida foi constatado que apenas 40 porcento das mulheres em zonas rurais têm conhecimento da patologia e que 60 desconhecem ou não acreditam.

“Pese embora a magnitude e precisão de risco, a maior parte da população, principalmente as mulheres, desconhecem a doença, acreditando por vezes estar relacionados em feitiços ou qualquer doença curável” considerou.

Salientou ainda que no estudo feito nas zonas rurais foi verificado que o crescente número se insere mais em esposas de militares do que de homens em funções diferentes.

Dulcelina Serrano afirmou que do trabalho feito concluíu-se que mais de 50 porcento da população, em particular as mulheres, desvalorizam qualquer tipo de prevenção e acreditam pela inexistência do Vih/Sida.

Angop – 03.11.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: