Brasil: Ativista Nadja Faraoni alerta sobre o risco da tuberculose entre portadores do HIV


O programa Cidadania em Destaque, produzido pelo Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo e apresentado na internet pela All TV, recebeu nesse domingo Nadja Faraoni, da Rede Paulista de Controle da Tuberculose. A ativista falou sobre a situação da doença no País e as possibilidades de tratamento.

Segundo Nadja, a transmissão do bacilo causador da tuberculose (TB) está diretamente associada à forma como vivem as pessoas. “A doença é transmitida pelo ar, em locais pouco ventilados e com aglomerações, e ataca principalmente os pulmões”, explicou.

Apesar de ter cura, a TB exige um tratamento intensivo e longo, podendo levar meses. A Organização Mundial da Saúde indica a DOTS, estratégia de tratamento supervisionado da tuberculose. A partir dessa estratégia o paciente é assistido por profissionais da saúde em todo o período terapêutico, visando a eliminação total da doença, além de evitar a resistência microbiana do medicamento ministrado, conhecida como tuberculose multi-resistente.

“O paciente começa o tratamento e com alguns dias já se sente melhor. Por isso muitas vezes não segue com o tratamento até o final”, disse.

Ainda segundo Nadja, “a pessoa que tem o bacilo da TB não precisa apenas de medicação, mas de uma alimentação e moradia adequadas”, defendeu.

Estimativas internacionais indicam que um portador do HIV tem 30 vezes mais chances de ter TB; presidiários 40 vezes mais; e moradores em situação de rua 60 vezes.

No Brasil, cerca de 10% dos casos de TB são diagnosticados em pessoas infectadas pelo vírus da aids. A taxa de mortalidade na coinfecção entre HIV e TB chega a 20% no país.

O Cidadania em Destaque vai ao ar todos os domingos, às 11h, e é apresentado pelo Presidente do Fórum de ONG/Aids de São Paulo, Rodrigo Pinheiro.

Talita Martins/Agência Aids – 24.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: