Brasil: Ações contra as DST/aids em Campinas estão paradas há quase um ano, denunciam ativistas


Em e-mail enviado à Agência de Notícias da Aids, o coordenador de projetos da RNP+ Campinas, José Carlos Morais, afirmou que “as atividades de adesão ao tratamento, oficinas, assessoria jurídica, academia destinada ao combate dos efeitos adversos dos antirretrovirais, entre outros ações, estão paradas”.

O ativista reforça, no entanto, que mesmo sem recursos, a RNP+ continua distribuindo preservativos por meio de displays instalados em locais estratégicos no centro da cidade. Porém, estão sendo fornecidas apenas de 30 mil camisinhas, enquanto a meta eram 200 mil.

Segundo a coordenadora do Programa de DST/Aids de Campinas, Cláudia Barros, o problema ocorre devido às constantes trocas de gestão na Prefeitura. “Em menos de dois meses, três pessoas já assumiram a administração da cidade”.

Cláudia explicou que Campinas aceitou fazer parte do processo de descentralização estadual dos recursos e passou a receber do fundo nacional de saúde 600 mil reais para ações da sociedade civil no âmbito da prevenção às DSTs/aids. “Com esse dinheiro enviado direto para a conta da prefeitura passamos a ter autonomia para criar nossos próprios editais de financiamento. O problema é que o município precisou organizar-se juridicamente para dar continuidade ao processo”, disse.

Ela ressalta que o edital de seleção de projetos para as ONGs ficou pronto em agosto de 2011, mas ainda não foi aprovado pela prefeitura. “Neste momento estamos aguardando o posicionamento do nosso prefeito que assumiu o cargo na última sexta-feira”, comentou.

Apesar de muitas ações de prevenção realizadas pelas ONGs em Campinas estarem comprometidas pela falta de verba, Claúdia afirma que o trabalho governamental continua sendo realizado. “Estamos sentindo muita falta das ONGs trabalhando conosco, mas é importante afirmar que a Prefeitura está fornecendo preservativos e material educativo para  elas”, concluiu.

Agência Aids – 24.10.2011

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 28 outros seguidores

%d bloggers like this: