Moçambique: MISAU avalia situação da saúde


O Ministério da Saúde (MISAU) em coordenação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros de cooperação vai levar a cabo um estudo designado revisão do sector de saúde, para avaliar a situação sanitária no país de modo a formar a base para a criação de novas políticas e planos do sector.

A revisão está baseada em duas abordagens, nomeadamente, a Avaliação dos Sistemas de Saúde (ASS) e a plataforma Nacional de Vigilância dos Sistemas de Saúde (PNvSS), mais conhecido por CheSS. Para o efeito, o MISAU acaba de aprovar dois exercícios que podem contribuir no processo de elaboração de novas estratégias e planos do sector de saúde, nomeadamente a Análise da Situação do Sector e a Avaliação do Sistema de Saúde.

O objectivo da revisão é de providenciar um diagnóstico geral do sector com enfoque no nível de implementação do actual Plano Estratégico, estratégias e programas nacionais chave do sector tais como os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODMs), os programas prioritários, bem como os componentes do Sistema de Saúde, entre outros,.

Do lado dos parceiros, fazem parte do processo o CIDA/Canadá, a Dinamarca, a União Europeia, a Aliança Global para Imunizações e Vacinação (GAVI), o Fundo Global, a Embaixada da Irlanda, a Cooperação Espanhola, a Cooperação Suíça, a Holanda, o Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), o Governo dos Estado Unidos da América, o Banco Mundial e a OMS.

De forma específica, as acções chave a serem realizadas no estudo incluem avaliar a implementação e o conteúdo do actual PESS (2007-2012), a identificação dos sucessos, das deficiências assim como as respectivas razões, bem como avaliar a implementação de outros programas prioritários de saúde (HIV, malária, SMI, entre outras).

O MISAU vai avaliar, igualmente, as mudanças no estado de saúde em Moçambique, através da análise dos dados disponíveis nos últimos 5 a 10 anos, incluindo a análise dos factores determinantes de saúde.

As outras áreas a considerar são a governação, financiamento de saúde, prestação de serviços, gestão logística, recursos humanos para saúde (RHS) e sistemas de informação de saúde e os sistemas nacionais de monitoria e avaliação.
No âmbito deste o processo o Ministério da Saúde em coordenação com os parceiros de cooperação, organizou em Abril de 2011, em Maputo, o primeiro seminário para de forma crítica rever e analisar detalhadamente o progresso e o desempenho do sector durante os últimos 10 anos.

noticias.co.mz/Agência Sida – 24.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: