Brasil:Parceria entre Agência Aids, SENAC e Emílio Ribas irá qualificar jovens com HIV para o mercado de trabalho


Uma parceria inédita da Agência de Notícias da Aids, Instituto de Infectologia Emílio Ribas e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) irá capacitar 350 jovens com HIV para o mercado de trabalho.
Idealizado pela diretora-executiva da Agência Aids, Roseli Tardelli, o projeto começou a ser preparado em maio, quando Roseli organizou uma reunião com representantes do Emílio Ribas e do SENAC para propor a ajuda aos adolescentes que realizam tratamento no hospital e que enfrentam dificuldades para conquistar o primeiro emprego.
“Essa iniciativa é muito importante para o futuro desses jovens. Estamos agora costurando parcerias com gestores públicos e com a iniciativa privada para darem oportunidade de trabalho para 50 adolescentes vivendo com HIV”, disse Roseli.
O curso, que tem a duração de um ano, ocorre nas dependências do hospital referência Emílio Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde, com três aulas semanais no período vespertino. Os jovens estão sendo preparados com aulas de empreendedorismo, orientação ambiental, processos organizacionais, informática, atendimento ao público e lições práticas de cidadania com visitas a museus, bienais entre outros roteiros.
Para o diretor do Instituto Emílio Ribas, o médico infectologista David Uip, o programa irá auxiliar o jovem economicamente, além de motivá-lo para a vida. “Vai contribuir principalmente na forma em que ele será inserido na sociedade”, enfatiza.
Nas atividades também estão previstas a elaboração de currículo, como se portar durante uma entrevista de emprego, oratória, além de dinâmicas para auxiliar os participantes no relacionamento interpessoal no âmbito profissional.
Segundo a Secretaria de Saúde, na maioria dos casos, os jovens são órfãos, não possuem apoio familiar e contraíram o vírus por transmissão vertical. Muitos deles foram adotados ou vivem em casas de apoio, sendo que todos buscam independência financeira.
“Estou feliz e acho que esse curso vai me encorajar para conquistar meus objetivos e seguir em frente”, explica o jovem Anderson Correia de Oliveira, de 20 anos, paciente do Emílio Ribas.

Agência Aids – 20.20.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: