Moçambique: Preservativo feminino ainda é pouco usado no País


O uso do preservativo feminino em Moçambique e no mundo é muito menor do que o masculino. Mas em nosso país, o incentivo para a prática desse produto preventivo é muito pequeno. Dados oficiais indicam que, de Janeiro a Setembro deste ano, foram distribuídos gratuitamente em Maputo aproximadamente 1.7 milhão de camisinhas masculinas, contra apenas 600 femininas.

O coordenador do Núcleo Provincial de Combate ao Sida na cidade de Maputo, Samuel Quive, entende que esta disparidade faz parte de um processo de socialização que ainda vai levar o seu tempo para deixar de existir. Ele é da opinião que o uso do preservativo feminino depende, acima de tudo, do grau de aceitação por parte das mulheres. “Mesmo o preservativo masculino levou o seu tempo para ser aceite”, lembrou Quive.

Já a integrante do Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS) Avisa Faquir explica que há vontade de expandir a distribuição do produto, mas essa limitação depende dos doadores, já que estes disponibilizam mais o preservativo masculino que o feminino.

“A Central de Medicamentos é que dá o número de preservativos, e para este ano foram distribuídos 6 mil, de acordo com a disponibilidade, porque há a questão dos próprios doadores que doam esses insumos”, justificou Faquir.

Enquanto isso, o Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre HIV e Sida (INSIDA 2009) revela que a taxa de seroprevalência em mulheres de 15 a 49 anos é de 13.1%, contra 11.5% de homens.

Outrossim, o mesmo estudo avança que da população estudada, de 15 a 24 anos de idade, 31.1% dos homens reportaram o uso do preservativo na última relação sexual, contra 14.1% nas mulheres.

Ricardo Machava/Agência Sida – 17.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: