Campanha inédita quer “mudar a dor” em Portugal


Para mudar o panorama do flagelo da dor desnecessária, acaba de ser lançada em Portugal a campanha CHANGE PAIN, uma iniciativa pioneira em Portugal na formação médica sobre Dor, avança comunicado de imprensa.

“CHANGE PAIN é uma campanha que visa aumentar o conhecimento sobre as necessidades dos doentes com dor crónica intensa e desenvolver soluções para melhorar o controlo da dor”, explica a médica Ana Cristina Mangas, representante de Portugal no Advisory Board Internacional desta iniciativa.

 

E acrescenta: “Pretendemos, assim, difundir conhecimento acerca do correcto tratamento da dor e contribuir para uma melhor comunicação entre médicos e doentes com dor crónica, assentando a nossa actuação nos compromissos de investigação, publicação e formação. Até ao final deste ano, e nos próximos anos, queremos chegar ao maior número possível de profissionais de saúde, em especial médicos de família, desenvolvendo iniciativas formativas, e estaremos disponíveis para colaborar em eventos que tenham por objectivo uma maior educação, em Portugal, sobre o campo da Dor”.

 

CHANGE PAIN considera indispensável melhorar a comunicação médico-doente; quebrar o círculo vicioso do tratamento farmacológico da dor crónica, conseguindo o equilíbrio entre a eficácia analgésica e a tolerabilidade da medicação e ainda promover uma abordagem mecanística, abordando a dor pelo mecanismo fisiopatológico subjacente à mesma e não apenas e só pela intensidade.

 

A dor crónica é uma situação de dor persistente, e se não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas poderá ser gravemente afectada, podendo conduzir à incapacidade para o trabalho. Em Portugal, a dor crónica afecta mais de 30 por cento da população adulta.

 

CHANGE PAIN é uma iniciativa promovida pela empresa Grünenthal, com o patrocínio da Federação Europeia da Associação Internacional para o Estudo da Dor (EFIC), e envolve peritos em Dor de toda a Europa e dos Estados Unidos da América. Para mais informações consulte o website, em português, acessível em www.change-pain.com.pt.

RCMPharma – 14.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: