Tuberculose recua pela primeira vez


A tuberculose recuou pela primeira vez no mundo, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que apela, no entanto, aos países para apoiarem mais a luta contra as variantes da doença resistentes aos medicamentos.

De acordo com o relatório anual da OMS sobre a tuberculose, 8,8 milhões de pessoas apanharam o bacilo da doença no ano passado, contra 9,4 milhões em 2009, uma descida de 1,4 milhões no número de infetados.

A luta contra a doença necessitará de mais mil milhões de dólares (730 milhões de euros) no próximo ano, refere o documento, segundo o qual o combate à tuberculose multirresistente necessita ser mais financiado.

Em 2010, 46 mil pessoas em todo o mundo receberam tratamento contra a tuberculose multirresistente, apenas 16 por cento da população atingida por esta variante da doença.

Neste caso, os doentes são vítimas de uma bactéria que deixa de responder ao tratamento habitual de seis meses e são submetidos a outra terapia que se prolonga por dois anos e recorre a medicamentos mais fortes e mais caros.

Na última década, os progressos mais notórios ocorreram no Quénia e na Tanzânia, onde os casos de tuberculose recuaram para valores idênticos aos da Sida.

Dois outros avanços assinalados no combate à doença ocorreram no Brasil e na China, onde o número de mortos baixou de 200 mil para 50 mil no espaço de 20 anos.

No mesmo período a prevalência da doença baixou naqueles países para cerca de metade – de 215 para 108 por cada 100 mil habitantes.

i – 11.10.11

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: