Hospitais vão receber menos 300 milhões de euros em 2012


Os hospitais públicos vão receber no próximo ano menos 300 milhões de euros, uma redução de 5 a 7%, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, alertando para a subida “preocupante” da despesa com medicamentos em meio hospitalar.

No IV Fórum sobre a Gestão do Medicamento, promovido pela Associação dos Administradores Hospitalares, o secretário de Estado Manuel Teixeira considerou “muito preocupante” que a despesa com medicamentos nos hospitais tenha crescido 3,3%, segundo os dados do mês de agosto passado.

Para o governante, este aumento “não é sustentável” num quadro de “limitação do financiamento hospitalar”, quando o Estado dará menos 300 milhões de euros aos hospitais em 2012, num montante de financiamento global de cerca de 4,5 mil milhões.

O aumento da despesa dos hospitais com medicamentos surpreende o Ministério da Saúde, ainda mais quando o montante da comparticipação estatal em remédios no ambulatório diminuiu 19,3% no mesmo período.

Para o crescimento da despesa com fármacos em meio hospitalar, contribuíram sobretudo os antivíricos (cresceram 9%) e os medicamentos considerados inovadores, cuja despesa cresceu 48%.

“As condições financeiras que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta obrigam a olhar para isto de forma muito rigorosa. Temos de conciliar a introdução da inovação com custos que o sistema consiga suportar”, declarou o secretário de Estado aos jornalistas à margem do fórum dos administradores hospitalares.

Manuel Teixeira propõe, por exemplo, que os hospitais deixem de fazer individualmente a compra dos medicamentos inovadores, que atualmente são sujeitos a autorizações de utilização especial.

O Governo quer assim que as compras destes remédios passem a ser centralizadas, mediante as necessidades manifestadas por cada hospital.

O secretário de Estado avisa que é necessário ser “muito profissional” na negociação dos preços dos medicamentos com os laboratórios para conseguir “ganhos imediatos”.

Destak/Lusa – 07.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: