Bloqueio EUA a Cuba obstaculiza luta contra o HIV/Sida


Havana, 11 out (Prensa Latina) O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Estados Unidos obstaculiza a cooperação entre Cuba e os organismos multilaterais internacionais envolvidos na luta contra o HIV/Sida.

  Em janeiro de 2011, o governo dos Estados Unidos apreendeu quatro milhões 207 mil dólares do financiamento do Fundo Mundial de luta contra o HIV/Sida, a tuberculose e a malária.

Esses recursos seriam destinados na execução de projetos de cooperação com a nação antilhana para combater a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e a tuberculose.

Este ato deliberado obstaculizou a execução de três projetos cujo notável impacto nos segmentos da população afetada é conhecido, assinala um relatório sobre a resolução 65/6 da Assembleia Geral das Nações Unidas, intitulada Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”.

A ação é tanto mais grave porquanto afeta a fundos destinados à capacitação, prevenção e tratamento de pessoas afetadas pelo HIV/SIDA e a tuberculose, em particular a compra de medicamentos, antirretrovirais e alimentos necessários para os doentes

Cuba denunciou esta medida como uma ação ilegal que busca, ademais, entorpecer seriamente a cooperação internacional proporcionada pelo sistema das Nações Unidas através de suas agências, fundos e programas.

Apesar dos intensos e crescentes reclamos da comunidade internacional ao governo norte-americano para uma mudança para Cuba, o presidente estadunidense, Barack Obama, mantém intacta essa política, recorda o texto.

É em sua essência e objetivo um ato de agressão unilateral e uma ameaça permanente contra a estabilidade de um país, assinala o documento.

O dano econômico direto ocasionado à nação antilhana, se toma-se em consideração a depreciação do dólar frente ao valor do ouro no mercado financeiro internacional, seria superior aos 975 bilhões de dólares.

Prensa Latina – 11.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: