Município angolano do Cazenga tem novos mecanismos de combate à Sida


A repartição de Saúde do município do Cazenga, província de Luanda, está a implementar desde o princípio deste ano novos mecanismos para o combate e redução do contágio por HIV/Sida na municipalidade.

A informação foi avançada nesta terca-feira, à Angop, pelo chefe da repartição de Saúde local, Zola Messo, segundo o qual um dos mecanismos foi a abertura de centros de aconselhamento e testagem voluntária da doença, em todas as unidades hospitalares da circunscrição.

Disse existirem no município dez unidades sanitárias e cinco centros de referência, com salas de partos, que efectuam o corte vertical da Sida, para impedir que a doença se transmita de mãe para filhos.

Fazem também a testagem voluntária e o teste obrigatório às mulheres em estado de gravidez.

De acordo com Zola Messo, a repartição tem ainda um programa especial ligado ao HIV/Sida, que consiste na realização de campanhas de sensibilização e testagem voluntária, nas unidades policiais, escolas e funcionários de fábricas existentes no município.

Assegurou ainda que a juventude está a colaborar e participar nas iniciativas de combate às grandes endemias, aderindo às campanhas de sensibilização e testagem voluntária, para saber do seu estado serológico.

Disse estarem a ser bem sucedidos, pois existe boa adesão e as pessoas hoje já se preocupam em saber muito mais sobre a doença, formas de contágio e sua prevenção.

Angop – 05.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: