Ministério quer descida de preço de medicamentos para VIH


O Ministério da Saúde quer negociar com a indústria farmacêutica a descida de preços dos medicamentos para os doentes com VIH, de forma a reduzir custos numa área com cada vez mais pacientes.

Apesar de haver cada vez mais pessoas em tratamento em Portugal, as ordens são para cortar na despesa. O secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, garantiu este sábado que existem soluções de poupança que garantem que os doentes “vão continuar a ser tratados de acordo com a melhor prática orçamental”.    

O Ministério quer “aprimorar a capacidade negocial com a indústria farmacêutica”, disse à agência Lusa o governante, à margem da conferência sobre “As prioridades do diagnóstico e dos cuidados de saúde precoces para a infecção pelo VIH no contexto de crise em Portugal”.         

Durante a sua intervenção em Lisboa, Fernando Leal da Costa afirmou, em tom irónico, que “a indústria farmacêutica sabe que pode pedir o que quiser… porque nós não pagamos”.         

A opção de negociar preços mais baixos dos medicamentos com a indústria farmacêutica há muito que vem sendo defendida pelo coordenador nacional para a infecção do VIH/sida, Henrique Barros. Em declarações à Lusa, Henrique de Barros lembrou que “os tratamentos são excessivamente caros” e “muitos medicamentos estão há demasiados anos no mercado, sendo usados por demasiadas pessoas para se manterem esses preços”.

 Portugal é o terceiro país da Europa em prevalência e novos casos de infecção, atrás da Estónia e Letónia, segundo um estudo europeu do ano passado, registando ainda um aumento do número de pessoas em tratamento muito acima da média europeia.

Correio da Manhã – 01.10.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: