Brasil: Sexo oral desprotegido aumenta risco de infecção de sífilis e HPV, alerta Centro de Referência em Aids de São Paulo


Estudos internacionais indicam que o sexo oral desprotegido é uma prática de elevado risco para a transmissão de doenças como a sífilis e o Papiloma Vírus Humano (HPV). O Serviço de Odontologia do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo (CRT) recebe por volta de 20 pacientes para avaliação por mês, e esse risco é desconhecido pela maioria, observa Catalina Riera, diretora deste serviço.

As manifestações clínicas do HPV ocorrem na forma de lesões que varia de tamanho e pode ocorrer em várias áreas da mucosa bucal. Dentre os diferentes tipos de HPV, 24 deles já foram encontrados nas lesões orais, inclusive os tipos causadores de câncer bucal.

Para Catalina, a odontologia não se restringe a tratamento dentário. Trata-se de uma especialidade fundamental no diagnóstico de doenças infectocontagiosas. “O cirurgião dentista pode auxiliar outras áreas ao diagnosticar manifestações bucais de origem infecciosa, inflamatória ou neoplásica”, declara.
]
Ela lembra que muitas vezes é na boca que aparecem os primeiros sintomas da aids. Gengivites leves ou agressivas, lesões na língua e no palato, úlceras aftosas e fissuras fazem parte do quadro descrito como fase sintomática inicial da doença. “O dentista tem uma grande responsabilidade. Tanto para o diagnóstico do HIV, como para notar falhas terapêuticas ou de não adesão ao tratamento”, disse.

O Serviço de Odontologia do CRT funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As terças, quintas e sextas-feiras, o usuário não necessita de agendamento. O atendimento é realizado por ordem de chegada.

A consulta também pode ser marcada pelo telefone (11-5087 9833) ou na recepção. O serviço é destinado a portadores de HIV/aids da rede de saúde do Estado de São Paulo.

“Atualmente atendemos em média 600 pacientes por mês, mas temos capacidade para 2 mil atendimentos mensais”, finaliza Catalina.

Agência Aids – 28.09.2011

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 27 outros seguidores

%d bloggers like this: