Angola: Realçada importância da formação de pares no combate à Sida


 Namacunde – A importância da formação de formadores de pares, com vista a estimular os jovens a debaterem os assuntos relacionados com a prevenção da Sida, foi realçada quinta-feira, no município de Namacunde, província do Cunene, pelo administrador municipal adjunto da circunscrição, Judas Tadeu.

 

 

O responsável, que falava na abertura do seminário sobre educação de pares do VIH/Sida, disse que o objectivo é transmitir informações de forma intrínseca aos outros jovens (mulheres e homens), sobre as formas de evitar doenças sexualmente transmissíveis, assim como a prevenção da malária e tuberculose.

 

 

Judas Tadeu reconheceu a importância da comunicação que será transmitida às comunidades, principalmente a juventude, a camada mais vulnerável da sociedade, visando a mudança de atitudes e comportamentos sexuais, bem como ao resgate de valores cívicos, morais e culturais.

 

 

“Temos que apostar na formação da juventude nesta matéria para que possamos encorajar as comunidades, no sentido de aderirem à abstinência, ao uso de preservativos e à realização de testes de VIH/Sida, com vista a diminuirmos os casos de contaminação da doença”, defendeu.

 

 

Durante dois dias de debates, os formandos estão a abordar temas sobre noções básicas de malária, métodos e meios de comunicação para prevenção e promoção de saúde na educação de pares, planificação e instrumentos para utilizadores de pares.

 

 

O conceito e motivo de implementação da educação em pares, o papel do gestor da empresa e a tuberculose associada à enfermidade, são dentre outros os assuntos em abordagem.

 

 
Promovido pela direcção provincial da Juventude e Desportos, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o seminário conta com a participação de 35 jovens das comunas sede de Namacunde e Chiedi.
Angop – 23.09.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: