Saúde melhora resultado negativo para 200 milhões


O saldo do Serviço Nacional de Saúde registou um resultado negativo de quase 200 milhões de euros, melhorando de -296,7 milhões até Agosto de 2010 para -198,1 milhões nos primeiros oito meses deste ano, avança a agência Lusa.

 

De acordo com a síntese da execução orçamental, divulgada pela Direcção Geral do Orçamento ao princípio da noite, o SNS registou, de Janeiro a Agosto, um decréscimo de 6,3% nas receitas (menos 375,2 milhões de euros), mas esta quebra foi compensada por uma redução mais acentuada das despesas, que baixaram 7,6%, o que representa um abrandamento de 473,8 milhões de euros.

 

Da análise do relatório, constata-se que as reduções na despesa da Saúde foram obtidas essencialmente à custa da redução de quase 20% nos gastos com medicamentos e na redução em mais de 10% nos gastos nos meios complementares de diagnóstico. O abrandamento da despesa foi também ajudado pela parcela correspondente aos hospitais com gestão empresarial, que viram os gastos descer 4,7% face ao ano anterior, e pelas despesas com pessoal, que baixaram quase 6%.

 

A receita, por seu lado, foi influenciada essencialmente pela redução das transferências do Orçamento do Estado, que baixaram mais de 400 milhões de euros, mas também tiveram impacto o aumento de quase 10 milhões de euros provenientes “da prestação de serviços, designadamente das taxas moderadoras dos serviços de saúde”.

Agência Lusa – 21.09.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: