Brasil: Apesar de avanços, tratamento da aids ainda é difícil, avaliam ativistas


Juçara Portugal, representante da Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV (ICW) no Brasil, usa antirretrovirais desde 1992. Ela já passou por diferentes esquemas terapêuticos. “Essas novidades que aparecem com a junção de remédios são muito importantes, pois melhoram a adesão ao tratamento”, disse.

A ativista ressaltou também que atualmente os remédios são administrados de forma mais personalizada, levando em consideração outros aspectos da pessoa que tem HIV, como a possibilidade de coinfecção com outro vírus.

Porém, segundo a militante, falta esclarecimento para a população de que é possível viver com HIV e não precisar usar remédios no período chamado assintomático. “As pessoas associam HIV a medicamentos.”

O integrante da diretoria do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), de São Paulo, Hugo Hagström disse durante entrevista especial sobre os 30 anos da epidemia que tem observado um grande avanço científico na área de tratamento. “Eu cheguei a tomar 32 comprimidos. Hoje, ainda tomo 21, mas porque estou em terapia de resgate e porque além da aids, faço tratamento para outras doenças oportunistas, mas tem gente que toma três ou quatro por dia”, comentou Hugo, que vive com HIV e aids há 26 anos.

Contudo, Hugo ressalta que os efeitos colaterais ainda são muito severos. “Como a lipodistrofia (acúmulo ou escassez de gordura em partes específicas do corpo), que atinge, em especial, as mulheres. Tenho amigas que estão com corpos masculinizados. Isso para a auto-estima delas é terrível. O campo da ciência ainda tem muito a evoluir no tratamento voltado ao gênero.”

Agência Aids – 15.09.2011

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: