PSI vai distribuir 100 mil preservativos durante os jogos pan-africanos de Maputo


A organização não governamental PSI-Moçambique irá distribuir 100 mil preservativos masculinos durante o X Jogos Pan-Africanos que decorrem em Maputo de 3 a 15 de Setembro. A iniciativa vem reforçar os projectos “Tchillig Saudável” e “Zero Infecções”, lançados para alertar sobre a importância do sexo seguro as mais de 30 mil pessoas esperadas nos jogos.

Segundo Valeriana Rufino, oficial da PSI-Moçambique, para além da distribuição de preservativos, haverá trabalhos de sensibilização para o teste de HIV, distribuição de material de comunicação sobre a prevenção e exibição de peças teatrais com conteúdos de educação para a prevenção do HIV.

Estas actividades vão decorrer nos locais que estão a acolher os jogos e a hospedar os atletas, como o campo da Liga Muçulmana, nos pavilhões de Maxaquene e Estrela Vermelha, na Vila Olímpica, no Estádio Nacional de Zimpeto e em Chidenguele.

“Não programamos actividades especificas, contudo, iremos manter as actividades normais nos locais de concentração das trabalhadoras de sexo e disponibilização de preservativos e lubrificantes”, salientou Valeriana Rufino, quando questionada sobre se a PSI tinha envolvido as trabalhadoras de sexo, com quem normalmente trabalha nas suas actividades, na prevenção durante os jogos.

Outras acções no jogos pan-africanos

No concernente ao programa de comunicação Tchillig Saudável, o Comité Organizador dos X Jogos Pan-Africanos de Maputo (COJA) e seus parceiros, estão a investir na publicidade que passa em quase todos os canais de televisão nacionais, na qual, são envolvidos atletas nacionais das diversas modalidades, falando da necessidade de curtir, mas com a consciência no lugar para evitar a infecção.

Na gíria dos habitantes de Maputo, tchilling significa diversão ou curtição

Já a iniciativa “Zero Infecções” foi lançada na última sexta-feira em Maputo, no penúltimo dia da visita oficial de Michel Sidibé, director executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Sida, e tem por objetivo zerar as novas infecções, a discriminação e os óbitos relacionados à Sida.

Agência Sida –

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 24 outros seguidores

%d bloggers like this: