Dockanema 2009: Filmes abordam o HIV e Sida


Arrancou na última sexta-feira, 11 de Setembro, em Maputo, o IV Dockanema, o festival anual de cinema documentário.

Entre as dezenas de documentários a serem transmitidos até o dia 20 do corrente mês, alguns abordam a temática do HIV e Sida.

A Agência de Notícias de Resposta ao SIDA traz um cronograma destes filmes:

Segunda-feira, 14 de Setembro, às 18h
Anfiteatro A Politécnica:

Sequência de três filmes
MÃE DOS NETOS
Isabel Noronha e Vivian Altman, Moçambique, 2008, 6’
“Mãe dos netos” é uma das inúmeras histórias resultantes do drama do HIV/ SIDA em Moçambique que, inexoravelmente, vai rasgando o tecido familiar, criando um vazio de figuras adultas e deixando nas mãos dos idosos o cuidado de um sem número de crianças. Usando como técnica uma mistura de animação e documentário, este pequeno filme narra a história de Vovó Elisa cujo filho e as respectivas oito esposas faleceram, deixando ao seu cuidado 14 crianças.

CIRANDA
Rafaela Dias, Brasil, 2007, 3’
Uma menina de dez anos altera o cotidiano de dez pessoas, que passam a ter suas vidas interligadas por histórias em torno da Sida.

CAMINHOS DO SER
Isabel Noronha, Moçambique, 2008, 12’
Não há sinopse disponível.

Terça-feira, 15 de Setembro, às 18h – Anfiteatro A Politécnica

DESOBEDIÊNCIA
Licínio Azevedo, Moçambique, 2002, 90’

Rosa, uma camponesa de Moçambique, é acusada de ter levado o marido ao suicídio. Alguns dizem que está possuída pelo espírito dum homem que a leva a desobedecer ao marido. Durante o funeral aparece uma carta que é lida perante todos. Nela o falecido marido declara as suas últimas vontades: que os seus cinco filhos sejam entregues ao seu irmão gémeo para os afastar da mãe que lhe teria arruinado a vida. Rosa vai aos feiticeiros e ao tribunal que comprovam a sua inocência. Mas os sogros, que não querem ver descoberto um segredo da família, já a condenaram a sofrer a mais cruel das vinganças.

Quarta-feira, 16 de Setembro, às 16h – Teatro Avenida

GREATER – DEFEATING AIDS
Emmanuel Exitu, Itália, 2008, 43’
O ser humano, mesmo com todas as limitações, pode ser maior do que podemos imaginar e até superior à uma doença em fase terminal. Este filme é um documento sobre uma realidade excepcional: o Meeting Point International de Kampala, no Uganda. Rose Busingye, enfermeira fundadora do Meeting Point International, e “mãe” de doentes do HIV/ Sida em fase terminal, trabalha nos subúrbios de Kampala. É uma enfermeira que oferece esperança e um olhar enorme sobre a vida. Emmanuel Exitu (Bologna, 1971) trabalha como dialoguista, adaptador, guionista e dramaturgo de teatro  Em 2003 escreve o seu primeiro romance, “La stella dei Re”, que foi adaptado para um guião de televisão e obteve uma audiência de 5 milhões de pessoas. Com o seu primeiro documentário “Greater – Defeating Aids” ganhou o Audience Award no New York Aids Film Festival e o prêmio do melhor documentário no Babelgum Online Film Festival em Cannes que teve Spike Lee como Presidente do Jury.

18h – Anfiteatro A Politécnica

BORBOLETAS DA VIDA
Vagner de Almeida, Brasil, 2004, 38’
O filme “Borboletas da Vida” desvenda a realidade dos jovens homossexuais que vivem na periferia das grandes cidades, sofrendo os efeitos da pobreza e da miséria, sem perder sua dignidade, sua criatividade… Homossexuais, transformistas, borboletas da vida real brasileira… eles/elas “carregam, a mulher na bolsa”, experimentam com as possibilidades e os limites do gênero e da sexualidade, e enfrentam a discriminação com força, coragem, e determinação… Lutam pelo direito de ser diferente e exigem, de diversas maneiras, que a sua diferença seja respeitada. Neste filme temos a “brava gente” que a televisão brasileira não nos mostra!

SEXUALIDADE E CRIME DE ÓDIO
Vagner de Almeida, Brasil, 27’
Este documentário é um protesto diante da extrema brutalidade cometida contra os homossexuais no Brasil. Desde que foram iniciadas as filmagens na região metropolitana do Rio de Janeiro, vários dos protagonistas dos filmes foram barbaramente assassinados por pessoas que ainda se encontram em liberdade, assassinando impunemente outras pessoas da comunidade homossexual.

Quinta-feira, 17 de Setembro, às 18h – Anfiteatro A Politécnica

A HISTÓRIA DE UM MINEIRO
Nicolaas Hofmmeyer e Gabriel Mondlane, Moçambique/ África do Sul, 2001, 40’
Joaquim, mineiro moçambicano a trabalhar na África do Sul, descobre que contraíu o HIV e decide voltar a casa 4 anos depois da sua última visita para dizer à sua primeira mulher e aos restantes familiares que é sero-positivo.


Sexta- feira, 18 de Setembro,
às 18h – Anfiteatro A Politécnica

I LOVE YOU
Rogério Manjate, Moçambique, 2007, 4’
Josefina é a vizinha de Mandala, um menino de 11 anos de idade. Mandala descobre que Josefina é uma prostituta. Sabe do HIV/SIDA, mas não sabe como explicar de usar preservativos. Encontra uma maneira original e única para falar do assunto através do amor inocente que sente para ela.

SEXPRESS YOURSELF
Mauro Dahmer, EUA, 2006, 60’
O documentário reúne três adolescentes – um brasileiro, um mexicano e um jamaicano – e suas opiniões sobre sexo, drogas, rock, machismo, homofobia e hipocrisia. Em pauta também, questões como a prevenção do vírus HIV. Participam ainda da produção o escritor Eduardo Bueno, os jornalistas André Fischer e Madela Bada, o coreógrafo jamaicano Conroy Wilson e o fotógrafo mexicano Gonzalo Morales. O registro foi produzido pela MTV brasileira em parceria com a MTV latino-americana e sua versão baseada no Caribe, a Tempo, com apoio da Unicef e da Fundação Staying Alive.

Sábado, 19 de Setembro, 18h – Anfiteatro A Politécnica

A BOLA
Orlando Mesquita, Moçambique, 2002, 5’
Há diferentes maneiras de usar preservativos. Fazer uma bola de futebol é uma delas.

MENINOS DE RUA
Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Brasil, 28’
O vídeo mostra entrevistas de meninos(as) de rua acerca da Sida. Conta ainda a história em desenho (telecinagem) da relação dos meninos(as) de rua com a questão do HIV/SIDA.

Agência de Notícias de Resposta ao Sida – 14.09.2009
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 32 outros seguidores

%d bloggers like this: