MOÇAMBIQUE: Especialista em saúde destaca eficácia da soja e batata-africana no combate à Sida


Jorgete Benjamim Malanzele é enfermeira geral, com especialidade em ensino e educadora de saúde pública e nutricional. Há anos vem acompanhando de perto a administração de suplementos nutricionais feitos na base da soja e batata-africana em doentes com HIV e Sida no país.

A sua convicção em relação à eficácia daqueles produtos naturais é clara e baseada em factos concretos: “Já tivemos um paciente que dentro de um mês saiu de 200 para 600 células CD4 e aumentou substancialmente de peso”, afirma.

A especialista conta que os medicamentos antiretrovirais são fortes na sua composição, por isso exigem uma alimentação bastante rica em proteínas, minerais, vitaminas, calorias, etc, o que não tem sido prática na dieta alimentar de muitos doentes em tratamento antiretroviral em Moçambique. “Isto é que leva ao abandono ao tratamento”, explica.

E os dados oficiais indicam que a taxa de desistência à terapia antiretroviral no nosso país situa-se em 10%, sendo a falta de uma alimentação equilibrada a principal causa.

Entretanto, os suplementos naturais, sobretudo, feitos na base da batata-africana e soja já demonstraram ser eficazes. Jorgete conta que estes são ricos em vitaminas, minerais, calorias e os aminoácidos, essenciais para o corpo humano.

“Faz aumentar a imunidade no organismo e nos previne de muitas doenças”, conclui.

Por outro lado, uma alimentação baseada em legumes, hortaliças, cereais integrais, carnes brancas, é outra base para uma vida saudável, não só para doentes com Sida, sublinha o engenheiro químico Rui da Costa.

Ricardo Jossias Machava/Agência SIDA – 07.06.2011

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 16 outros seguidores

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: