Angola: Líderes terminam seminário sobre doenças sexualmente transmissíveis


Andulo  - Líderes das Comunidades para o Desenvolvimento das Aldeias (ODA)  terminaram, segunda-feira,  o seminário  sobre doenças sexualmente transmissíveis, com destaque para VIH/Sida, no município do Andulo, província do Bié, promovido pela (ASBC) Associação Samuel Brace Cole.

Em quatro dias, os participantes foram informados sobre o perigo que as doenças de Transmissão Sexual  (DTS) representam para o ser humano, bem como a comunicação e prevenção.O responsável da Samuel Brace Coles, Gabriel da Fonseca Mituri, disse que a associação é uma organização filantrópica não-governamental que, além de trabalhar no ramo da agricultura,  tem desenvolvido programas de sensibilização sobre tais efermidades nas comunidades.

Sublinhou que este seminário vem dotar as pessoas de conhecimentos, sobretudo aquelas que vivem no meio rural por desconhecerem o perigo das doenças.

O responsável defendeu a necessidade de se promoverem campanhas de sensibilização junto das comunidades, como forma também de influenciar as pessoas a aderirem aos testes voluntários.

No encontro, os líderes das ODA, nomeadamente sobas, enfermeiros, parteiras tradicionais, educadores sociais, entre outras pessoas, receberam matérias de comunicação como cassetes, gravadores para facilitar a passagem de mensagens nas suas áreas de jurisdição.

Durante o ano de 2010, as autoridades sanitárias realizaram mais de 100 palestras, distribuíram 177 mil 100 preservativos, bem como  sensibilizaram 83 mil 865 pessoas.

Em 2010, as autoridades sanitárias da região do Andulo registaram 24 casos de VIH/Sida, ds quais nove em gestantes.

Angop – 07.06.2011

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 16 outros seguidores

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: